Massive Open Online Courses

Como fazer Cursos Universitários Online: Tudo sobre MOOCs

Last Updated on by Redacao

Está pensando em fazer cursos e aulas universitárias online? Quer saber como eles funcionam e se são reconhecidos? Sabe o que são MOOCs (Massive Open Online Course)? Leia o texto que preparamos para você que explicaremos tudo!

Desenvolver novas habilidades e conhecimentos pela internet é algo que tem se tornado cada vez mais comum, assim como a oferta por cursos online também tem crescido. Mas se por um lado isso é positivo, por outro, há um problema: como saber quando um curso virtual tem qualidade ou não?

Uma possível resposta para isso é apostar nos cursos que possuem parcerias com instituições de renome, como grandes universidades do mundo, por exemplo. E muitos MOOCs oferecem isso hoje em dia.

O que são MOOCs?

MOOC é a sigla para o termo em inglês “Massive Open Online Course”, que, em tradução direta, significa “Curso Online Aberto em Massa”. Em outras palavras, são portais que oferecem cursos e aulas online criadas pelas maiores e melhores universidades do mundo de maneira totalmente digital e aberto para o público. 

Os MOOCs nasceram  na Universidade de Manitoba, no Canadá, dentro de um curso que testava teorias da aprendizagem, sobre “Conectivismo e Conhecimento Conectivo”. A ideia acabou dando certo e, desde então,muitas instituições de renome adotaram essa forma de ensinar, além de também ajudarem a desenvolver melhor esse tipo de curso. 

As duas principais características dos MOOCs são o acesso aberto, ou seja, qualquer um pode acessar e assistir às aulas online que ali são lecionadas; e o número ilimitado de alunos. Como o próprio nome já sugere, “em massa” significa realmente uma grande massa de pessoas podendo assistir às aulas e desfrutar daqueles conhecimentos.

Além dessas características, esse tipo de curso conta também com outras, como o fato de se basear na tentativa e erro para alcançar o melhor método de ensino e as formas alternativas de se ensinar que, no geral, acabam se tornando também indicadores de novas possibilidades de ensino no mundo todo. 

Hoje em dia é muito comum vermos diversos portais que oferecem os mais diversos MOOCs. Iremos comentar sobre eles mais adiante no texto, mas antes, é importante entender quais são as principais vantagens e desvantagens desse tipo de curso.

Quais as vantagens dos MOOCs?

As principais vantagens de fazer MOOCs são:

  • Acesso totalmente aberto aos cursos e aulas online
  • Acesso gratuito a aulas de universidades de elite
  • Diversidade de cursos oferecidos pela internet
  • O compartilhamento de conhecimento de alto nível de graça

Vamos dissertar um pouco mais sobre cada uma das vantagens desses cursos universitários online para que você entenda melhor porque eles são tão atrativos para quem deseja fazer um curso online sem sair de casa.

Acesso totalmente aberto aos cursos e aulas online

A principal característica dos MOOCs é também sua principal vantagem. O acesso aberto permite que você tenha acesso a um grande número de conteúdos online de maneira gratuita. Basta pesquisar pelo curso que você mais deseja fazer e se inscrever nele. 

É claro que o acesso aberto implica em alguns problemas, mas falaremos sobre isso mais adiante no tópico sobre desvantagens.

Acesso gratuito a aulas de universidades de elite

Você já se imaginou tendo aulas com professores das melhores universidades do mundo como Harvard, MIT, Berkeley, Duke, Stanford, entre outras? Isso pode parecer irreal para muitos, mas graças aos MOOCs, é possível. E ter acesso a esse tipo de conhecimento que até pouco tempo atrás era restrito a um número minúsculo de pessoas é obviamente uma grande vantagem.

Diversidade de cursos oferecidos pela internet

Além de você poder obter conhecimento de algumas das instituições de ensino mais renomadas do mundo, outra grande vantagem que existe graças ao avanço da popularidade dos MOOCs é que hoje em dia você pode escolher praticamente qualquer tipo de curso para fazer. 

Não é incomum que pessoas procurem cursos mais específicos dentro de um determinado tema ou mesmo cursos que não existem no Brasil ou na região onde moram. Porém, com a popularização desse tipo de curso, isso deixou de ser um problema para muitas pessoas.

Ou seja, você pode escolher cursos online que vão te beneficiar em seus estudos no Brasil, te ajudar a encontrar um emprego melhorando o seu currículo, ou até por interesse pessoal…como um passa tempo produtivo! 🙂

O compartilhamento de conhecimento de alto nível de graça

Outra vantagem que os MOOCs oferecem e que nem sempre é comentada em listas desse tipo é a possibilidade de troca de conhecimentos entre alunos do mundo inteiro e professores. 

Como dissemos na explicação sobre o que são os MOOCs, uma das principais características desse tipo de curso é justamente a experimentação de novas técnicas de ensino, que surgem muitas vezes dessa troca de experiências que a internet proporciona. E isso acaba fazendo com que um MOOC ofereça ainda mais do que você buscava.

Por exemplo, essas plataformas de cursos online oferecem cursos e aulas virtuais onde você deve fazer trabalhos, redações, e “lições de casa” que serão corrigidos e revisados por outros alunos. Ao mesmo tempo, há áreas de discussão virtuais entre os alunos para você tirar a suas dúvidas com os meus colegas e até como o professor!

MOOCs Cloud

Quais as desvantagens dos MOOCs?

Assim como qualquer tipo de plataforma, os MOOCs também possuem desvantagens e é importante falar também sobre as principais para que você coloque na balança antes de decidir fazer um curso desse tipo. As principais desvantagens dos sites de cursos online são:

  • As dificuldades em acompanhar cada aluno em aulas virtuais
  • A barreira da língua em cursos online
  • Em alguns casos, os cursos online das MOOCs não podem ser usados como créditos estudantis

As dificuldades em acompanhar cada aluno em aulas virtuais

O fato de os MOOCs serem aberto e, em teoria, sem limite de alunos, é uma grande vantagem, mas como já dissemos, também acarreta em alguns problemas. O principal deles é que é simplesmente impossível para um professor acompanhar o desenvolvimento de cada um dos alunos que assiste às suas aulas.

Por isso, quando você fizer um MOOC, tenha em mente que muitas vezes terá que medir seu desenvolvimento por conta própria.

A barreira da língua em cursos online

Apesar de existirem cursos sobre praticamente qualquer tema, a grande maioria dos MOOCs são em língua inglesa, o que pode ser uma barreira para quem não é fluente na língua e gostaria de fazer um curso sobre um assunto mais específico.

Por outro lado, existem MOOCs especializados no ensino de inglês em diversos níveis. Portanto, você pode primeiro estudar a língua para depois se especializar em um assunto mais específico. 

Em alguns casos, os cursos online das MOOCs não podem ser usados como créditos estudantis

Uma verdade é que, se você quiser realmente aprender com um MOOC, é necessário investir tempo, estudar e manter o foco durante todo o curso. 

Em um curso comum, isso pode ser recompensado com créditos estudantis que te ajudam na hora de se formar em uma faculdade. Porém, com cursos oferecidos pelas MOOCs, isso vai depender da sua universidade/faculdade.

Algumas faculdades nos Estados Unidos, Europa, e Ásia já aceitam créditos de cursos feitos totalmente online. Até porque por causa da pandemia do COVID, muitas faculdades terão que dar somente aulas virtuais por algum tempo.

Já no Brasil, você precisa verificar com a sua faculdade se ela aceitaria os créditos do curso online que você está pensando em fazer.

Ah, e importante! Para potencialmente conseguir os créditos de cursos e aulas feitas totalmente online, você precisará fazer esses cursos e aulas que ofereçam certificados digitais das universidades responsáveis por criar o curso. E em geral, você tem que pagar por esse certificado.

Porém, esse custo não é tão alto. Já vi muitos cursos com certificado digital com valores abaixo de 40 dólares. E há até portais de cursos online que oferecem bolsas de estudo onde o certificado digital sai de graça! A Coursera é um deles.

Porém, para receber o certificado digital de cursos virtuais você terá que acompanhar todas as aulas online, fazer todas as leituras recomendadas, todos os trabalhos, lições, e estudos….e fazer até um exame! Com tudo certo e passando seus exames e trabalhos, você receberá seu certificado digital que pode até ser reconhecido por sua universidade!! 🙂

Melhores cursos online

Quais são os principais MOOCs (portais de cursos online) da atualidade?

Agora que você já entendeu o que são os MOOCs e quais são as suas principais vantagens e desvantagens, é hora de conhecer algumas das principais plataformas que disponibilizam esse tipo de curso. Elas são:

  • edX 
  • Khan Academy 
  • Coursera 
  • Open Education Europa 
  • Udacity 
  • The Open University 

Vamos explicar um pouco sobre elas e dar alguns exemplos dos principais cursos de cada uma para que você possa escolher o que combina mais com o seu gosto, seus objetivos e suas expectativas. 

edX

O edX é, sem dúvidas, uma das principais plataformas quandos e fala de MOOCs. Criado pela Universidade de Harvard em parceria com a MIT (Massachusetts Institute of Technology), o edX oferece mais de 2500 cursos em diversas áreas, como:

  • Ciências da Computação
  • Línguas
  • Artes
  • Economia 
  • Engenharia

Um dos pontos mais interessantes do edX é que existem algumas opções de cursos em português. Apesar de ainda não serem muitas, é uma opção para quebrar a barreira da língua que citamos acima.

Além disso, o edX oferece certificados para alguns de seus programas, com preços que variam de acordo com o tipo de crédito que você deseja ter. Porém, se você não precisa do certificado, todos os cursos da edX são de graça para você assistir!

Coursera

Fundada em 2012, essa plataforma nasceu para se tornar uma das maiores no que diz respeito à MOOCs. Para se ter uma ideia, apenas em seu segundo ano a Coursera já tinha parceria com quase 50 universidades do mundo inteiro. 

Isso significa que a plataforma também possui uma grande variedade de cursos, como:

  • História
  • Artes
  • Filosofia
  • Engenharia Elétrica
  • Economia
  • Linux
  • Psicologia

Além dos cursos abertos, é possível obter certificados de bacharelado e mestrado em diversas áreas. Os preços para tais certificados variam de acordo com o grau de ensino, com a quantidade de créditos e, é claro, com a instituição que proporciona o certificado. 

A Coursera possui parceria com a UNICAMP e com a USP e por isso possui também cursos em português, não apenas oferecidos por essas duas universidades, mas também.

Assim como a edX, se você não precisa do certificado, todos os cursos da Coursera são de graça para você assistir!

Udacity

Nascido de um experimento da universidade de Standfort, o Udacity hoje é uma grande referência quando se fala em MOOCs. A ideia, desde o seu surgimento, em 2011, era entregar a melhor experiência para seus alunos desde o primeiro contato até o fim do curso.

Um dos grandes diferenciais do Udacity é que, em muitos de seus cursos, são oferecidas atividades práticas para que seus alunos possam aprender fazendo. Inclusive, essa é uma das principais estratégias de divulgação da empresa.

Além de ser uma plataforma muito reconhecida, ela também traz como vantagem o fato de ser específica para quem deseja fazer cursos na área de T.I e computação. Para se ter uma ideia, as categorias em que seus cursos são divididos são:

  • Programação e Desenvolvimento 
  • Inteligência Artificial
  • Cloud Computing
  • Data Science
  • Sistemas Autônomos
  • Negócios (voltado para a área de computação)

Se por um lado isso é uma grande vantagem, por outro não existe nenhum curso que não seja em inglês na plataforma, o que acaba esbarrando na barreira da língua que já citamos aqui. Além disso, também não há parcerias com grandes universidades do mundo como nos exemplos anteriores.

Apesar disso, o Udacity é um site fácil de navegar e que oferece certificados conforme você conclui cada curso. Diferente das outras já citadas, com o Udacity é possível fazer uma assinatura onde você tem acesso a todos os cursos de uma só vez, o que pode ser ótimo para quem deseja se atualizar na carreira e crescer como profissional.

The Open University

Essa universidade fundada no Reino Unido nasceu com o intuito de ensinar seus alunos através da internet. Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma universidade “aberta”, ou seja, que pode ser acessada por qualquer um que queira fazer seus cursos e em qualquer parte do mundo.

Ao contrário da maioria das plataformas que citamos aqui, a The Open University não possui exatamente parceria com outras grande universidades do mundo, uma vez que ela mesmo é uma universidade.

Isso não significa que é algo ruim. Na verdade, a The Open University tem ganhado cada vez mais renome nos últimos tempos, não apenas por conta da qualidade dos cursos que oferece, mas também pela atenção que dá aos seus alunos e pela grande variedade de certificados que oferece, que vão desde os clássicos bacharelado e mestrado até os mais inovadores “certificados abertos”, que são montados através de uma grade escolhida pelo próprio aluno.

Alguns cursos que você pode encontrar nessa universidade são:

  • Artes e Ciências Humanas
  • Gestão de Negócios
  • Computação e T.I
  • Língua Inglesa
  • Ciências da Matemática
  • Psicologia 

Essa é uma ótima opção para quem deseja ter um certificado online de uma boa universidade internacional por um preço relativamente menor do que as outras citadas aqui e com qualidade parecida.

Tabela comparativa dos principais MOOCs

Para que você entenda melhor quais são as principais vantagens de cada uma das plataformas que citamos acima, fizemos uma tabela comparando cada uma delas. Confira:

PlataformaOferece cursos em Português?Oferece certificado?Possui parceria com grandes universidades?Possui cursos em áreas diferentes?
edXSimSim, pago.SimSim, desde ciências da computação até ciências humanas
CourseraSimSim, pago.SimSim, desde matemática até pesquisa em saúde.
UdacityNãoSim, através da assinatura.NãoNão, apenas na área de computação.
The Open UniversitySimSim, pago.NãoSim, desde artes até ciências da matemática.

Resumindo…

Para lembrar de todos os assuntos que abordamos ao comentar tudo sobre MOOCs, esses foram os tópicos:

  • O que são MOOCs?
  • Quais as vantagens dos MOOCs?
  • Quais as desvantagens dos MOOCs?
  • Quais são os principais MOOCs da atualidade?

Concluindo…

Espero que esse artigo tenha te ajudado a conhecer melhor as MOOCs e como fazer cursos universitários de maneira gratuita pela internet. Então agora basta navegar pelos sites indicados por nós e descobrir qual é o melhor curso para você.

E se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o que são MOOCs, sobre seu funcionamento e os cursos oferecidos, deixe aqui nos comentários. Vamos sempre te ajudar para que você possa tirar o melhor proveito de qualquer tipo de curso!

15 thoughts on “Como fazer Cursos Universitários Online: Tudo sobre MOOCs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.